Nas Notícias

Vídeo: Asteroide embate na Lua, astrónomos simulam impacto com números recorde

asteroide lua 400Um asteroide embateu na Lua, fenómeno que um astronómo registou em vídeo. O choque provocou uma explosão tão intensa que pôde ser vista da Terra, a olho nu. Os astrónomos consideram que este pode ter sido o maior impacto lunar alguma vez registado. Veja um vídeo que simula o fenómeno, através de uma animação a 3D.

Um asteroide gigante embateu na Lua, provocando uma explosão que pôde ser vista a partir do Planeta Azul, mesmo a olho nu.

O choque do asteroide na Lua foi analisado no âmbito do Midas – Moon Impacts Detection and Analysis System [sistema de deteção e análise de impactos na Lua]. Trata-se de um projeto associado à Universidade de Huelva.

Segundo adiantam astrónomos espanhóis associados ao Midas, este pode ter sido o impacto lunar alguma vez ocorrido. Veja um vídeo que simula o fenómeno, através de uma animação a 3D.

De acordo com a análise feita ao impacto, o meteorito pesaria cerca de 400 quilogramas e teria um diâmetro de um metro. Viajava a uma velocidade que rondaria os 61 mil quilómetros por hora.

O efeito deste embate foi uma cratera de 40 metros de largura. O choque do asteroide terá provocado uma energia equivalente a 15 toneladas de TNT, o que representa um recorde, já que o anterior dado lunar de um choque de um asteroide era três vezes menor.

Este fenómeno ocorreu no passado dia 11 de setembro, sendo que produziu um clarão tão intenso como uma estrela polar. A colisão deu-se no Mar das Nuvens, antiga órbita lunar com uma dimensão equivalente à Península Ibérica.

Veja um vídeo que simula o fenómeno, através de uma animação a 3D:

Em destaque

Subir