Nas Notícias

Vídeo: As japonesas desfazem a barba

dermaplanagem A nova moda no Japão são as barbearias para mulheres. Em busca do rosto perfeito, são cada vez mais as japonesas que alisam a pele à navalha. A tendência até deu origem a um nome que, se houvesse tradução para português, seria algo como “dermaplanagem”.

A expressão “lisinho com o rabinho de um bebé” tem uma nova variante, no Japão: “lisinho como a cara de uma mulher”.

A nova moda no país do sol (famoso pela facilidade com que cria e adere a modas) é o corte da barba: mas quem se submete à navalha são as mulheres.

A tendência tem uma explicação que, segundo os analistas, é muito simples: num país obcecado com a longevidade e onde existe a maior população de centenários, criou-se o mito de que os homens parecem mais jovens quando desfazem a barba.

E onde está a igualdade de género se os homens podem parecer mais novos e as mulheres? Daí que sejam cada vez mais as japonesas que aderem aos barbeiros para mulheres ou que, na privacidade da casa, desfazem diariamente a barba.

A isto acrescem as propriedades ‘milagrosas’ dos cremes e espumas de barbear, bem como de outros artigos de perfumaria que hidratam e cuidam da pele depois das ‘navalhadas’, encaradas como se fossem uma massagem esfoliante.

A tendência até deu origem a um nome que chegou ao outro lado do oceano Pacífico: numa tradução literal do inglês para português, seria algo como “dermaplanagem”.

“Nós dizemos às clientes que é o grande segredo das estrelas de Hollywood”, revelou a proprietária de um salão de beleza/barbearia, Mamika Ozaki, garantindo mesmo que “a Marilyn Monroe e a Liz Taylor barbeavam-se regularmente.

Em destaque

Subir