Nas Notícias

Vídeo: A víbora que finge ser uma aranha

vibora rabo de aranha Quando uma víbora abana o rabo não é de fiar… No Irão existe uma cobra cuja cauda termina numa aranha. Aliás, não é à toa que a espécie se chama Víbora Iraniana Rabo-de-aranha. Os investigadores acreditam que a ‘aranha’ serve para atrair as incautas presas.

Na parte ocidental do Irão existe uma cobra cuja cauda termina… numa aranha. A invulgar forma final da cauda só agora está a ser devidamente estudada pelos cientistas. Afinal, a Víbora Iraniana Rabo-de-aranha é conhecida desde os anos 60, mas pensava-se que a ‘aranha’ era apenas uma deformação…

Mas não é, explicam agora os investigadores. Esta forma improvável da cauda deverá servir para atrair os animais que se alimentam de aranhas, que nunca imaginam estarem a caminhar para o ‘prato’ da víbora.

Ed Yong, jornalista de ciência, explicou que só há nove anos é que a descoberta de mais cobras com estas características permitiu concluir que não se trata de uma deformação, que a cauda desta (nova) espécie é mesmo assim.

“É uma cauda bizarra. Tem um grande bolbo laranja ou cinzento na ponta e as escamas que o antecedem são estranhamente compridas e finas. No conjunto, este ‘aparelho’ faz lembrar as pernas e o abdómen de uma aranha”, descreveu Ed Yong.

O jornalista também acredita que a forma invulgar serve como isco: “A semelhança com uma apetitosa aranha leva muitas presas a entrarem no raio de ataque da víbora”.

Como a ciência se faz testando as teorias, já vários investigadores meteram mãos à obra. No primeiro ensaio, uma galinha tentou apanhar a aranha e acabou no interior da cobra, que foi ‘recolhendo’ a cauda até ter o galináceo à distância fatal. O teste seguinte, com um pássaro semelhante ao pardal, teve o mesmo resultado.

Em destaque

Subir