TV

Vídeo: 100 drones tocam sinfonia de Beethoven com luzes

Pode não saber pelo nome qual é a nona sinfonia, mas ao ouvir os primeiros acordes reconhece de imediato a obra-prima de Beethoven. A Intel bateu um recorde ao interpretar a nona sinfonia com um fantástico espetáculo luminoso de 100 drones.

O mundo chora hoje a morte de David Bowie, mas os grandes artistas são imortais. Que o diga Beethoven….

Hoje, foi revelado pelo Guinness que a Intel, a conhecida marca norte-americana de processadores para computadores, bateu o recorde de maior número de drones operados em simultâneo.

E que tem Beethoven a ver com isto? É o que o recorde foi batido quando 100 drones interpretaram, com efeitos de luz, a nona sinfonia, considerada pelos especialistas como a grande obra-prima do alemão.

Só agora é que o recorde foi confirmado a nível oficial, pois a performance decorreu em novembro do ano passado.

Nas instalações da Flugplatz Ahrenlohe, uma empresa de componentes aeronáuticos em Tornesch (Alemanha), 100 drones realizaram um fantástico espetáculo de luz enquanto, em terra, uma orquestra interpretava a nona sinfonia de Beethoven.

Toda a operação dos drones foi controlada por uma equipa de navegadores que usou um software concebido para o efeito pela Intel e pela Ars Electronica Futurelab.

É de lembrar que um dos movimentos da nona sinfonia foi adaptado por Herbert von Karajan como ‘Ode à Alegria’, tornando-se no hino da União Europeia.

Em destaque

Subir