Nas Notícias

Vendas de discos de vinil ultrapassam downloads de música

As vendas de música em vinil têm vindo a crescer nos últimos anos e agora, pela primeira vez desde 2007, ultrapassaram os downloads nas várias plataformas digitais, segundo a BBC a partir de dados do mercado britânico.

Segundo dados divulgados pela Entertainment Retailers Association (ERA), as vendas de discos de vinil ascenderam a 2,4 milhões de libras, em detrimento dos 2,1 milhões de libras que somaram os downloads.

O fator sazonal e as compras de Natal podem ser a explicação para esta alteração nos padrões de consumo. Na verdade, na mesma semana do ano passado o vinil não foi além dos 1,2 milhões de libras em vendas contras 4,4 milhões de libras em downloads.

Para além disto, o download de músicas está a ser afetado por uma mudança mais estrutural nas preferências dos consumidores, a opção pelos serviços de streaming têm vindo a ganhar mais adeptos.

Depois de quase extinto em 2007, o disco de vinil tem vindo a recuperar terreno: há oito anos que as vendas Têm vindo a aumentar, mesmo que em valores absolutos represente menos de 2% do mercado global de música.

Para muitos, o vinil é um ícone da sua paixão pela música, mais do que um objeto utilitário que lhes permite ouvir os seus músicos e bandas favoritas.

Em destaque

Subir