Em setembro, a Apple anunciou o fim do iPod Classic. Nos últimos dias, segundo a Billboard, um destes leitores foi vendido, usado, por mais de 700 euros, através do eBay. O iPod em causa era das primeiras versões, dotadas de 160GB de espaço.
O iPod revolucionou a forma como ouvimos música, mas perdeu terreno face ao avanço de outro produto da Apple, o iPhone.
Com a grande facilidade em ouvir música num aparelho tão comum como o smartphone, as vendas do leitor de música foram caindo até que, em setembro, a Apple anunciou o fim da produção.
Refira-se que o motivo invocado para a decisão foi a falta de componentes para fabricar o aparelho, de acordo com as declarações do CEO da marca, Tim Cook.
Para quem não se recorda, a Apple aproveitou o anúncio do fim da produção do iPod para anunciar os lançamentos do Watch (2015) e do iPhone 6.
Lançado em outubro de 2011, quando os EUA ainda digeriam o atentado contra as Torres Gémeas, o iPod tornou-se num dos mais icónicos produtos da ‘maçã’, o que justifica os valores elevados que está a registar no mercado de usados.
Segundo a Billboard, um iPod Classic foi vendido, nos últimos dias, por mais de 900 dólares (mais de 700 euros).
O aparelho, usado, tinha uma capacidade de 160 GB.
O valor parece absurdo quando noutro dos gigantes das vendas, a Amazon, há uma empresa que vende iPod da primeira geração por valores a rondar, em média, os 492 dólares (pouco acima dos 400 euros).