Nas Notícias

Veja a aurora boreal provocada pelas tempestades solares no Alasca

aurora da tempestade As duas tempestades solares que iam atingir a Terra levaram Todd Salat a regressar ao Alasca. Famoso pelos registos de auroras boreais, o fotógrafo registou em vídeo o que acontece quando a energia dos campos magnéticos solares embate em gases como os da Terra.

O anúncio de que duas ejeções de massa coronal (CME, na sigla internacional) solares iam atingir a Terra, na sexta-feira e no sábado, levou vários amantes da fotografia e do vídeo a tentar registar o raro fenómeno.

De acordo com o alerta da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), as duas tempestades solares (o nome mais popular das CME) apresentavam condições únicas para interferir com a vida na Terra, nomeadamente com interrupções em sinais de GPS, nas comunicações por rádio e nas transmissões de energia.

O mesmo alerta indicava os dois polos terrestres como os locais mais propícios à ocorrência dessas interferências. Um dos mais conhecidos ‘caçadores de auroras boreais’, Todd Salat, deslocou-se de imediato para o Alasca.

Refira-se que uma aurora boreal ocorre quando a energia libertada por campos magnéticos solares embate em gases como o oxigénio e o nitrogénio, ambos presentes na atmosfera da Terra.

Nas imagens captadas por Todd Salat são bem visíveis os tons verdes desse fenómeno, assim como nas fotos divulgadas por Reid Wiseman, o astronauta americano que fotografou as auroras boreais a partir da Estação Espacial Internacional.

Em destaque

Subir