Velocidade

USC: João Barbosa celebra título com segundo lugar nas Petit Le Mans

JoaoBarbosaPetitLeMans114JoaoBarbosaPetitLeMans114 600João Barbosa e Christian Fittipaldi garantiram o título de protótipos do campeonato United Sportscar, ainda antes de terminarem a derradeira prova da temporada, as famosas Petit Le Mans realizadas este sábado em Road Atlanta (Brasselton, Geórgia).

A dupla luso-brasileira da Action Express Racing, que largou da ‘pole position’ para esta corrida de 10 horas, recebeu nesta última corrida do ano o reforço de Sebastien Bourdais, à imagem do que já sucedera em Daytona e em Sebring.

Lideraram grande parte da prova, apesar do mais forte andamento da tripla formada pelos irmãos Jordan e Ricky Taylor e por Max Angelleli, que acabariam por vencer a corrida depois de no último turno de condução João Barbosa ter perdido tempo crucial na última paragem nas boxes.

A corrida foi marcada por diversas situações de bandeiras amarelas, a última das quais a poucos minutos do final, devido a um violento despiste de Sean Rayhall, num dos vários Oreca da classe Prototype Challenge.

JoaoBarbosaPetitLeMans214 600Para além de vencerem o campeonato Barbosa e Fittipaldi garantiram a vitória no segundo segmento na Taça Tequila Patrón North American Endurance, que valeu um prémio de 100 mil dólares.

“Sinto-me fantástico. Entrámos para este fim-de-semana com a intenção de ganhar todos os títulos que disputávamos e que grande ano. É realmente inacreditável. Estou muito orgulhoso pela equipa”, declarou João Barbosa após o final da corrida.

“Fomos capazes de ganhar o título de equipas, o de pilotos e também a Taça Patrón, por isso foi um ano faboluso. Estou muito orgulhoso por toda a gente na equipa. Demorou muito tempo a chegar este trememendo ano”, acrescentou o piloto do Porto.

Classificação

1.º R.Taylor/J.Taylor/Angelleli (Corvette DP) 10h01m11,256s

2.º Barbosa/Fittipaldi/Bourdais (Corvette DP) + 11,062s

3.º Pruett/Rojas/Dixon (Riley Ford) + 1 volta

4.º Meyrick/Legge/Chaves (DeltaWing) + 5 voltas

5.º Schultis/Van der Zande/Popow (Oreca) + 5 voltas

6.º Bennett/Braun/Gue /Oreca) + 5 voltas

7.º Jeannette/Montecalvo (Oreca) + 5 voltas

8.º Hawksworth/Cumming/Mitchell (Oreca) + 6 voltas

9.º W. Henzler/Sellers/R. Henzler (Porsche) + 9 voltas

10.º Long/Christensen/Bamber (Porsche) + 9 voltas

 

Em destaque

Subir