Nas Notícias

Usar pratos vermelhos reduz o apetite, sugere estudo italiano

refeicao 6refeicao 600Em tempos de Natal, onde ceias fartas engordam, um segredo para não ganhar peso: comer em pratos vermelhos. Segundo um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Parma, o vermelho inibe o apetite, quando comparado com pratos de outras cores. A razão? Os investigadores não encontram resposta.

Um grupo de psicólogos da Universidade de Parma, em Itália, levou a cabo uma pesquisa – que foi publicada na revista de nutrição Appetite – que pretendeu associar a cor do prato à inibição do apetite, ou voracidade do mesmo.

Para o efeito, os psicólogos Nicola Bruno e Claudio Orleari juntaram 240 pessoas, que foram submetidas a uma dieta igual, mas servida em pratos de cores diferentes.

Uma nota: essas pessoas que participaram no estudo não sabiam que estavam a ser testadas pela cor do prato, o que foi essencial para que os resultados não fossem subvertidos ou condicionados. Os participantes somente deveriam manifestar-se sobre a qualidade dos produtos.

As conclusões não deixaram margem para dúvidas. Comer em pratos vermelhos reduz o apetite. Foram servidos os mesmos doces, cremes e chocolates em pratos brancos, azuis ou vermelhos. Os pratos vermelhos apresentaram muito mais sobras do que os restantes.

Os autores do estudo tentaram perceber esta associação cromática com o apetite. Mas não foram capazes.

Por outro lado, tentaram avaliar se se tratava de um contraste entre o alimento e a cor do prato. Mas as diferentes cores dos alimentos (o castanho do chocolate e o branco do creme) comprovaram que não era essa a justificação.

Assim, Nicola Bruno e Claudio Orleari deixam que futuras pesquisas possam dar a resposta. Neste Natal, poderá testar o efeito da cor vermelha nos pratos, se pretende reduzir peso.

Em destaque

Subir