Mundo

Urinar no jardim motiva processo judicial contra a Google

street_viewUrinar no jardim pode não ser o ideal numa sociedade civilizada, mas um indivíduo que se aliviou em frente à própria residência está a processar a Google por ter captado o momento em fotografia, que ficou visível no serviço ‘street view’.

Um indivíduo numa localidade de Maine-et-Loire, na França, resolveu urinar no jardim que possui em frente à casa onde habita. Na altura em que se aliviava, uma viatura da Google equipada com câmaras atravessava a mesma rua, fotografando-a para criar o mapa interativo para o serviço ‘street view’, isto em novembro de 2010. Mais tarde, ao aperceber-se que tinha sido apanhado num ato (supostamente) privado, o homem avançou para os tribunais.

Na ação, o queixoso, que terá cerca de 50 anos, segundo a agência Reuters, demanda a remoção da fotografia do ‘street view’, sustentando que tem sido alvo de gozo pelos amigos e vizinhos. Apesar do serviço desfocar as caras para garantir o anonimato de quem aparece, o indivíduo admitiu que urinou no jardim por pensar que estava escondido pelo portão. Agora, exigem à Google uma indemnização de 10 mil euros.

“Toda a gente tem o direito a uma certa privacidade”, explica o advogado, comentando um “caso concreto” que “é mais divertido do que sério”. Contudo, o causídico ressalva que um episódio privado pode ter consequências quando é divulgado publicamente de forma indesejada: “se ele fosse apanhado a beijar uma mulher que não a sua esposa ia ter o mesmo problema”.

Em destaque

Subir