Nas Notícias

Universidade como “produto de exportação”, defende Marçal Grilo

marcal griloA “excelente universidade” que existe em Portugal tem de ser pensada como um “produto de exportação”, afirma Marçal Grilo. Com “o descrédito” a aumentar numa União Europeia “em crise”, o antigo ministro da Educação elogia “o papel” das universidades na investigação.

A universidade em Portugal está bem, recomenda-se e até pode ser exportada, defendeu ontem Marçal Grilo. Para o antigo ministro da Educação, a “excelente universidade” portuguesa poderia servir de exemplo no plano da União Europeia (UE).

“Há que perceber que Portugal tem uma excelente universidade e que este pode mesmo ser um produto de exportação”, afirmou Marçal Grilo, no sétimo debate dos ‘Novos Paradigmas da Educação para o Desenvolvimento Humano’, que se realizou na Faculdade de Engenharia (Porto).

Ficou, logo de seguida, um alerta: “com exportação não se confunda com mercantilização”.

Marçal Grilo, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, admitiu estar “preocupado” com “o descrédito que está a ser dado” ao papel da universidade na UE. Numa altura de crise, reforçou, é “necessário” juntar as ciências e a engenharia às disciplinas sociais. “Isto tem uma importância enorme para a compreensão do mundo como ele é hoje”, argumentou.

“Há que ter muito cuidado com isto. Sei que existem setores céticos dentro da UE, mas defendo que não há investigação aplicada sem investigação fundamental”, insistiu o antigo ministro da Educação.

“Vivemos em tempos sem valores, sobretudo o sentido da ética”, reconheceu Marçal Grilo, e a universidade tem um papel fundamental na descoberta de “como é que se vai sair da crise atual”, não apenas em Portugal, mas em toda a UE.

“O empreendedorismo é uma palavra que já nos cansa, mas, de facto, existe uma nova economia que nasce da iniciativa individual e da criatividade”, reforçou.

No final do debate, o administrador da Fundação Calouste Gulbenkian não quis responder à agência Lusa, quando confrontado com as anunciadas prioridades do Governo para o Ensino Superior.

Em destaque

Subir