Nas Notícias

Unidade Móvel de Saúde chega a Aljustrel com reforço de enfermagem e de atendimento social

centro saude aljustrelA Unidade Móvel de Saúde entrou em funcionamento em Aljustrel, alargando a cobertura de cuidados médicos às localidades do concelho sem extensões de saúde. A enfermagem e o atendimento social são outras valências que o equipamento permite disponibilizar.

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) já está ao dispor da população de Aljustrel, reforçando os cuidados médicos e outras valências, nomeadamente a enfermagem e o atendimento social. O equipamento tem a finalidade de “assegurar uma maior acessibilidade da população, principalmente dos mais idosos, aos cuidados de saúde e apoios sociais”, como referiu a autarquia, em comunicado, pois vai “encurtar distâncias e trazer uma saúde mais próxima das pessoas, que, por razões de idade, condições sociais ou de mobilidade, têm maior dificuldade em se deslocar”.

Várias das localidades que compõem o concelho não dispõem de extensão de saúde e estão longe do centro, pelo que alguma população estava carenciada destes serviços. Na nota, a Câmara refere que os cuidados de enfermagem e o atendimento social serão prestados, através da UMS, em Aldeia dos Elvas, Jungeiros, Corte Vicente Anes, Rio de Moinhos e Carregueiro.

Nas localidades de Ervidel, Messejana e Montes Velhos, a UMS só fará atendimento social, transformando “a mobilidade” do equipamento em veículo de promoção de “campanhas sociais de apoio aos idosos e às famílias mais carenciadas”, segundo a Câmara de Aljustrel, que partilha a tutela da UMS com a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

Em destaque

Subir