Nas Notícias

É um perigo reutilizar as garrafas de água. Os germes não são a única ameaça

O hábito de encher com água as garrafas de plástico vazias é um perigo para a saúde. O alerta de uma nutricionista inglesa é corroborado pelo Serviço Nacional de Saúde britânico. Os germes são um risco confirmado, mas a ameaça maior é mesmo um componente químico usado no fabrico do plástico.

A ‘culpa’ nem sequer é da água, como refere Marilyn Glenville, uma nutricionista reputada nas ilhas britânicas, mas mesmo das garrafas de água que se compram no supermercado e depois são reutilizadas.

Ao encher com água uma garrafa de plástico dessas estamos, para além de a contaminar com germes, a libertar um químico (usado no fabrico da garrafa) perigoso para a saúde, o Bisphenol A (BPA).

“Alguns químicos encontrados em garrafas de plástico podem ter efeitos em todos os sistemas do nosso corpo”, alerta Marilyn Glenville, considerada a maior especialista britânica em saúde da mulher: “Podem afetar a ovulação e aumentar o risco de problemas hormonais e derivados, como a endometriose ou o cancro da mama, entre outras doenças”.

O NHS, o Serviço Nacional de Saúde britânico, partilha da mesma opinião quanto ao perigo de reutilizar as garrafas de plástico, mas não quanto aos efeitos do químico referido.

Não é que o BPA não seja perigoso: não há é ainda estudos suficientes sobre o alcance e duração dos efeitos.

“A ciência ainda não é clara em relação à forma como o BPA afeta as pessoas”, refere o NHS: “É possível que o BPA possa imitar as hormonas e interferir com o normal funcionamento das glândulas que libertam as hormonas para o organismo”.

Este químico – note-se que já há garrafas de plástico à venda que indicam não terem este componente – não é o único perigo de reutilizar garrafas usadas: é preciso não esquecer as bactérias.

Um estudo conduzido pela Treadmill Reviews mostrou, usando uma garrafa de água utilizada por um atleta durante uma semana, que uma colónia de bactérias chegou a atingir os 900 mil ‘habitantes’ por centímetro quadrado.

Uma outra investigação já tinha comprovado que 60 por cento dos germes presentes nas garrafas de água são nocivos para a saúde.

Em destaque

Subir