Nas Notícias

Um Jon Stewart sul-africano: Trevor Noah assume o ‘Daily Show’

trevor noah O esperado sucessor de Jon Stewart foi anunciado. O próximo apresentador do ‘Daily Show’ é Trevor Noah. O humorista sul-africano já integrou a equipa do programa, mas tem uma dúvida quanto às futuras funções: é que vai para “um sítio onde não se pode consumir álcool”…

Conhece Trevor Noah? Não se preocupe: quase ninguém conhecia Jon Stewart quando, há 16 anos, a estação Comedy Central o colocou a apresentar um programa de notícias satíricas que o tempo transformou num fenómeno de culto: o ‘Daily Show’.

Depois de Jon Stewart ter anunciado a ‘abdicação’, os fãs aguardavam com ansiedade a escolha do sucessor. A passagem de testemunho foi surpreendente, mesmo tendo em conta que Trevor Noah, de 31 anos, já integrou a equipa do ‘Daily Show’.

“Não esperamos encontrar o próximo Jon Stewart porque não há um próximo Jon Stewart”, explicou a presidente da estação, Michele Ganeless, ao The New York Times: “O nosso objectivo era encontrar alguém que trouxesse algo verdadeiramente excitante, novo e diferente”.

Um “alguém” avalizado pelo próprio Jon Stewart: “É um comediante e um talento tremendo com quem adorei trabalhar”.

O ainda apresentador do programa admitiu que a escolha de Trevor Noah poderá fazer com que Jon Stewart regresse “à equipa como correspondente só para fazer parte disto”.

O próximo apresentador nasceu numa África do Sul onde vigorava o ‘apartheid’, filho de um suíço (branco) e uma sul-africana (negra) da etnia Xhosa. Quando foi identificado pela Comedy Central como “o comediante de topo em África”, Trevor Noah reagiu: “Parece que sou um tipo numa pele de leopardo que vai entrar a correr no palco”.

No país de origem, o ´próximo’ Jon Stewart apresentou programas semelhantes, mas nos EUA tem feito carreira nos circuitos de ‘stand-up comedy’. O registo adapta-se bem ao formato das ‘fake news’ do ‘Daily Show’, embora a principal missão de Trevor Noah seja distanciar-se do apresentador que há 16 anos ocupa a cadeira.

Para trás ficaram os candidatos que eram apontados como os mais prováveis, como Stephen Colbert, que ficou com um ‘spin-off’ do programa, e John Oliver e Samantha Bee, dois ‘correspondentes’ históricos do ‘Daily Show’.

Trevor Noah já comentou a sucessão, lamentando ter sido o escolhido para trabalhar “num sítio onde não se pode consumir álcool”.

https://www.youtube.com/watch?v=M7BpZwt0ImY

Em destaque

Subir