Tecnologia

Um enorme icebergue deixa a Antártida e ameaça invadir sul do Atlântico

iceberg 210iceberg bigUma ilha de gelo do tamanho da Madeira anda ‘à solta’ na Antártida. Um enorme icebegue soltou-se do glaciar Pine Island e está a preocupar os cientistas devido ao risco de subir até ao sul do Atlântico e intrometer-se nas rotas marítimas.

Para onde vai o icebergue? Os cientistas britânicos das Universidades de Sheffield e de Southampton, no Reino Unido, estão preocupados com uma enorme ilha de gelo que se desprendeu do glaciar da Antártida. O investigador britânico Grant Bigg admite que o icebergue de 700 quilómetros quadrados, uma área semelhante à da ilha da Madeira, poderá ameaçar a navegação.

Em julho, um satélite alemão detetou que a massa de gelo se soltou do glaciar. Desde então que a rota da massa de gelo está a ser monitorizada por satélice. As imagens mais recentes deixaram o alerta na comunidade científica: o icebergue estava já a quilómetros do glaciar Pine Island.

O risco, como explicou Grant Bigg, citado pela BBC, é que alguns fragmentos da enorme ilha de gelo subam para o sul do Atlântico e acabem por parar no meio das rotas de navegação: “normalmente, os icebergues desta zona demoram a sair da baía de Pine Island, mas se conseguirem podem dirigir-se para a costa ou circular no oceano Atlântico”.

De acordo com as estatísticas, o glaciar Pine Island, o maior da Antártida, é o principal ‘berço’ dos icebergues.

Em destaque

Subir