Nas Notícias

Um em cada três portugueses enfrenta risco de sofrer de diabetes

diabetes1diabetes 600Envelhecimento da população, sedentarismo e alimentação pouco saudável colocam os portugueses perante o risco de sofrer de diabetes. Estima-se que um terço da população nacional esteja vulnerável à doença, de acordo com o coordenador do Programa Nacional da Diabetes, que se baseia num estudo feito para países desenvolvidos.

Segundo adianta o Jornal de Notícias na sua edição desta quinta-feira – Dia Mundial da Diabetes –, um em cada três portugueses enfrentam o risco de sofrer daquela doença.

Um estudo norte-americano para países desenvolvidos suscitou mesmo um alerta de José Manuel Boavida, coordenador do Programa Nacional da Diabetes, da Direção-Geral da Saúde.

“Temos de sensibilizar para o risco enorme de a sociedade vir a ter 30 por cento de diabéticos”, afirma José Manuel Boavida ao Jornal de Notícias.

Os fatores que estão na base deste aumento da incidência de diabetes são o envelhecimento da população (Portugal é um bom exemplo deste fenómeno), o sedentarismo e também a alimentação pouco saudável.

De acordo com números relativos a 2011, há cerca de 12,7 por cento de portugueses diabéticos, o que representa cerca de um milhão de pessoas. Os dados relativos a 2012 serão apresentados no dia 26 de novembro.

Estima-se que haja em todo o mundo cerca de 90 milhões de diabéticos, número que deverá crescer para 100 milhões de diabéticos, em 2030.

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, efeméride criada em 1991 e reconhecida pela ONU desde 2007. O objetivo é suscitar uma reflexão sobre o aumento da diabetes em todo o mundo.

O Dia Mundial da Diabetes é celebrado no dia de aniversário de Frederick Banting, que esteve na base da descoberta da insulina, em 1922, juntamente com Charles Best.

Em destaque

Subir