Tecnologia

Twitter processa utilizadores e empresas por fazerem spam na rede social

twitter2Em causa estão ferramentas que permitem ganhar seguidores e posteriormente espalhar publicidade não solicitada pela rede social. Além de querer eliminá-los de vez, Twitter vai também pedir uma indemnização.

Redes sociais e spam, duas palavras que cada vez mais combinam no panorama da Internet.

Se por um lado as plataformas de partilha de informação trouxeram uma nova forma de comunicação ao mundo, casos do Twitter e do Facebook, também é bem verdade que com elas vieram também novas pragas, o spam, ou a publicidade indesejada se quisermos.

A rede social dos 140 caracteres prepara-se agora para fazer frente aos que violam a lei, pelo menos vai tentar fazê-lo.

O Twitter vai processar um total de cinco ferramentas e entre as mesmas estão já identificados dois utilizadores. Garland Harris e James Lucero, proprietários dos sites Troption.com e Justinlover.info. Além destes, também os sites TweetAttacks, Tweetadder e Tweetbuddy vão ser notificados. Na sua maioria, este tipo de plataformas prometem seguidores, que podem ser comprados e que na maioria das vezes são utilizados posteriormente para a propagação de publicidade.

Além de tentar que estes utilizadores nunca mais voltem à rede social, o Twitter vai pedir também uma indemnização, que pode chegar aos 75 mil dólares a cada entidade, ou a cada site.

A empresa justifica estes valores devido ao que já gastou em remover spam da sua rede social, cerca de meio milhão de dólares.

Em destaque

Subir