Tecnologia

Twitter prepara plataforma de vídeos própria idêntica ao Facebook

twitter new 1Rede social de microblogging estará a preparar nova funcionalidade que permitirá alojar vídeos internamente. Twitter seguirá assim os passos do Facebook.

O Twitter estará a preparar uma nova ferramenta que vai permitir o alojamento de vídeos na conta de cada um. Desta forma, o utilizador deixa de ter de recorrer a um serviço externo para mostrar o ficheiro multimédia aos seus seguidores.

A notícia é avançada pelo blogue AllThingsD, o conceituado espaço tecnológico do Wall Street Jourinal.

Segundo esta fonte, o objetivo dos responsáveis do Twitter não é ‘abrir guerra’ às famosas plataformas de vídeo, como o Youtube ou o Vimeo. Na verdade, e segundo escreve o AllThingsD, a maioria dos ficheiros de vídeo publicados na rede social dos 140 caracteres continuará a estar alojado nesses sites.

O Twitter parece no entanto, com isto, querer dar mais um passo rumo ao crescimento. Desde o ano passado, a plataforma social começou a permitir que os utilizadores carregassem imagens diretamente, sem o recurso a serviços externos. O próximo passo será, ao que parece, começar igualmente a permitir vídeo.

Esta novidade segue no fundo a linha do Facebook. Em 2004, ano em que Mark Zuckerberg abriu a rede social ao mundo, a plataforma permitia pouco mais que publicações de texto e comentários. Hoje, passados oito anos, é possível ver-se imagens e vídeos a cada minuto que passa. Além de permitir a utilização de serviços externos, como o Youtube, o Facebook também disponibiliza, desde o ano passado, o alojamento de vídeos internamente.

Crescer, crescer e crescer
Em agosto passado, o Twitter atingiu a incrível marca de 500 milhões de utilizadores em todo o mundo. Contudo, e embora não deva ser olhado como uma rede concorrente, tem ‘apenas’ metade do número do Facebook, que atingiu recentemente os mil milhões (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir