Conta da Associated Press na rede social foi invadida por hackers, que publicaram a notícia falsa e viram a mesma tornar-se viral em apenas alguns minutos. Empresa norte-americana estará já a preparar combate a este novo tipo de terrorismo.
Por um lado pode ser considerada uma brincadeira, mas o que aconteceu esta semana no Twitter é de facto um novo género de terrorismo, para tal basta perceber como reagiram os mercados mundiais a uma notícia falsa.
Esta terça-feira, um grupo de hackers invadiu a conta Twitter da Associated Press, uma das maiores agências de notícias mundiais. Os invasores decidiram depois lançar uma mentira: “Explosões na Casa Branca. Barack Obama está ferido”, foi esta a mensagem partilhada na conta oficial da agência, o que mereceu desde logo toda a atenção dos utilizadores.
Naquela rede social, a Associated Press tem mais de 80 mil seguidores, ou seja, milhares de pessoas levaram a sério a notícia e partilharam-na com outros vários milhares no espaço de minutos.
Agora vamos a números. A notícia, embora falsa, rapidamente chegou aos ouvidos de todos, e os responsáveis de Wall Street não fugiram ao engano. Só nesse período, que demorou apenas dois ou três minutos, até à altura em que a AP detetou a invasão, apagou a mensagem e esclareceu os seguidores, a bolsa de Nova Iorque perdeu mais de 130 milhões de dólares.