País

“Tu pagas IVA, os toureiros não”, alerta o PAN

PAN reforça campanha de outdoors com mensagem alusiva à isenção do pagamento de impostos pelos toureiros.

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza vai reforçar a campanha de outdoors lançada há um mês que visa desafiar à reflexão sobre causas ambientais e de direitos dos animais em discussão na atualidade portuguesa.

O partido já avançou com uma iniciativa legislativa que pretende terminar com a isenção de pagamento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) relativamente aos artistas tauromáquicos, sendo esta reivindicação que os novos outdoors refletem.

“O Estado deve apoiar as atividades de interesse coletivo ou sem finalidade lucrativa (…), não sendo aceitável, à luz dos valores éticos do século XXI, que isente do pagamento de impostos pessoas cuja prestação de serviços se baseia na violência e nos maus tratos a animais”, defende o PAN.

Nesse sentido, alega o partido, o Estado não pode “beneficiar fiscalmente quem maltrata animais para divertimento, colocando-os no mesmo patamar de profissões médicos, enfermeiros, atores, cientistas ou músicos”.

“É de uma profunda insensibilidade e de uma enorme desonestidade para com quem trabalha e paga escrupulosamente os seus impostos”.

Nesta campanha, mantêm-se as duas reivindicações: travar a exploração de petróleo em Portugal e diminuir o seu consumo, o urgente desígnio de reduzir o consumo de plástico, a que se junta, agora, a mensagem “Tu pagas IVA, Os toureiros não”, reforçando o posicionamento do PAN relativamente a esta “distorção fiscal, que consiste em mais um benefício encapotado ao setor tauromáquico”.

Em destaque

Subir