Nas Notícias

O tráfego móvel por voz ‘matou’ o SMS

De acordo com a Anacom, tráfego de voz em redes móveis aumentou, em 2015, acima do que se verificou em anos anteriores, onde também se assinalou um crescimento. Os SMS estão em queda (menos 11,2 por cento). Os dois casos estarão relacionados com o mesmo motivo: os pacotes de serviços das operadoras, com chamadas ilimitadas mediante o pagamento de uma mensalidade.

No ano de 2015 verificou-se a tendência de aumento de tráfego de voz nos telemóveis, em paralelo com a queda no envio de mensagens de texto. No entanto, no ano passado, essa tendência foi mais expressiva, de acordo com a Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações.

A aposta das operadoras nos packs de ‘zero cêntimos’, em que o cliente tem as chamadas taxadas por mensalidade, em vez de contabilização de minutos, justifica estes factos.

Os SMS são substituídos pela chamada de voz, reduzindo-se os primeiros e aumentando as segundas. Mas há outro fator a justificar a queda (antevista há alguns anos) das mensagens de texto.

Com o crescente serviço de Internet no telemóvel, é possível recorrer a outras ferramentas de envio de mensagens de texto, só que gratuitas. Nas novas gerações os SMS são ‘coisa’ do passado.

Vamos a números. A ANACOM revelou nesta quarta-feira que o tráfego de voz nas redes móveis em minutos aumentou 5,3 por cento. Há também mais assinantes, no mesmo ano, mas o aumento é residual: mais 0,3 por cento.

Em contraponto, o número de SMS enviados desceu 11,2 por cento – quando a diminuição média, nos anos anteriores, era de 5,6 por cento médios. O ano de 2015 foi o mais ‘mortífero’ para as mensagens de texto.

Em 2015, cada utilizador enviou, em média, 226 mensagens. No ano de 2014, cada um enviara 262 SMS. Estima-se que em 2016 e nos anos posteriores o SMS mantenha esta tendência.

Um dado ajuda a perceber porque há cada vez mais tráfego de voz nas redes móveis. Há um aumento de chamadas entre clientes de operadoras diferentes, o que resulta do facto de as operadoras apostarem em produtos de mensalidade, onde o destino das chamadas é irrelevante. O aumento de tráfego para outra rede móvel aumentou assim 30 por cento.

Com a massificação dos smartphones, propagou-se também a Internet móvel. Em 2015, verificou-se um aumento de 11,8 por cento de utilizadores, em comparação com 2014.

“Navegar na Internet foi o serviço de banda larga mais utilizado em 2015, seguindo-se a participação em redes sociais, a utilização do e-mail, o envio de mensagens instantâneas e a realização de chamadas ‘VoIP’ [chamadas de voz com base na internet]”, refere o comunicado da Anacom.

No ano passado, havia 16,8 milhões de cartões SIM com serviço móvel, sendo que 76 por cento foram utilizados (cerca de 12,8 milhões).

A MEO continua a ser o principal operador no que diz respeito a serviço móvel, com 44,2 por cento de cartões SIM com utilização efetiva. Segue-se a Vodafone, com 33,4 por cento.

A NOS, em terceiro lugar, foi, no entanto, o único prestador de serviço que aumentou o número de cartões SIM atribuídos, em 2015, passando para 20,9 por cento.

Em destaque

Subir