Economia

“Trabalho técnico” impede Eurogrupo de desbloquear apoio à Grécia após 12 horas de reunião

jean claude junckerApós meio dia em reunião, os ministros das Finanças da Zona Euro não conseguiram chegar a um acordo para desbloquear os 31 mil milhões de euros de apoio à Grécia. Juncker justifica o impasse com “trabalho técnico”, Samaras lembra que os gregos cumpriram.

A Grécia continua a esperar que os parceiros da Zona Euro desbloqueiem a tranche de apoio, no valor de 31 mil milhões de euros, congelada há quase seis meses. Só que o Eurogrupo, após uma reunião de 12 horas, continua sem chegar a acordo, impossibilitando o pagamento da tranche.

O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, explicou que ainda há “trabalho técnico” por concluir, justificando a não existência de um acordo final após a reunião. Christine Lagarde, presidente do Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional, salientou a obtenção de progressos nas negociações, mas o apoio de que a Grécia tanto necessita continua congelado.

Se os ministros das Finanças da Zona Euro não fazem o “trabalho técnico”, o primeiro-ministro helénico respondeu que os gregos fizeram o ‘trabalho de casa’: “a Grécia fez o que tinha de fazer e aquilo com que se comprometeu”. Porém, o país terá de esperar por segunda-feira, quando o Eurogrupo volta a reunir.

Em destaque

Subir