Motores

Toyota e Alonso repetem triunfo de Le Mans em Silverstone

Kazuki Nakajima, Fernando Alonso e Sebastian Buemi alcançaram a sua terceira vitória consecutiva na ‘super temporada’ do Campeonato do Mundo de Resitência (WEC) ao imporem-se este domingo nas 6 Horas de Silverstone.

A tripla do Toyota TS050 Hybrid # 8 não partia na frente para esta terceira corrida da época, mas um forte turno de condução e problemas no carro # 7, quando teve uma ligeira saída de pista, acabou por ‘atirar’ Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez para a segunda posição.

Na altura Alonso estava aos comandos do protótipo que já tinha ganho em Spa-Francorchamps e em Le Mans, enquanto Conway nada pôde fazer para defender uma liderança que durou mais de dois terços da corrida, tirando também partido de uma situação de ‘safety car’, quando uma pino saiu do síto na zona de Brooklands.

Depois Nakajima rendeu o Bicampeão do Mundo de Fórmula 1 para manter o Toyota # 7 na liderança, que Buemi manteve no último turno de condução.

Longe desta luta, Gustavo Menezes, Mathias Beche e Thomas Laurent acabaram no último lugar do pódio e foram os melhores entre os protótipos não híbridos, tirando partido do bom desempenho do Rebellion R-13 Gibson # 3, e também dos percalços dos BR1 da SMP Racing. Isto apesar de um contacto na primeira curva da corrida, quando Stéphane Sarrazin perdeu o controlo do BR1 # 17, que fez ambos os LMP1 entrarem em pião.

Nessa altura foi o outro carro da SMP a assumir a perseguição aos Toyota, mas Jenson Button, Mikahil Aleshin e Vitaly Petrov seriam obrigados a desistir com um problema mecânico no protótipo # 11 quando faltava apenas uma hoora para o final.

Isso deixou Neel Jani e Andreé Lotterer com o pódio na mira, mas na última hora a dupla do Rebellion # 1 acabaria por ser ultrapassados pelos seus companheiros de equipa quando tiveram de trocar o capot traseiro do protótipo na última hora de corrida.

Em LMP2 o domínio da Jackie Chan DC Racing foi total, com Ho-Pin Tung, Stéphane Richelmi e Gabriel Aubry a levarem a melhor no Oreca # 38, diante o segundo carro da formação da Hong Kong, o # 37 de Jazeman Jaafar, Nabil Jeffri e Weirno Tan.

Já em GTE Pro foi onde houve mais luta, sendo que James Calado e Alessandro Pierguidi se impuseram no Ferrari 488 GTE # 51 da AF Corse, depois de um domínio inicial da Porsche através do 911 RSR # 91. Neste carro Ginamaria Bruni e Richard Lietz teriam de se contentar com a segunda posição, a 12 segundos dos vencedores.

António Félix da Costa chegou a estar na luta pelo top cinco da categoria, mas um problema de suspensão do BMW M6 GTE # 82 – que dividiu com Augusto Farfus – acabou por arruinar a prova da dupla luso-brasileira.

Pedro Lamy foi um pouco mais feliz no Aston Martin Vantage # 98 – que voltou a partilhar com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda – já que a equipa conseguiu recuperar várias posições e a uma volta do final estava com a terceira posição dos GTE Am à vista, mas acabou por ser atrapalhado por um dos Toyota e perder a possibilidade de subir ao pódio.

Em destaque

Subir