Nas Notícias

Tomar encerra medicina interna um dia antes da manifestação

hospital_tomarO serviço de medicina interna do Hospital de Nossa Senhora da Graça, em Tomar, vai ser encerrado a 13 de fevereiro, um dia mais cedo de que o previsto. Para os trabalhadores, a decisão foi tomada como retaliação à manifestação convocada para dia 14.

O serviço de medicina interna do Hospital de Nossa Senhora da Graça ia encerrar a 14 defevereiro, no âmbito do plano de reestruturação do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), e em Tomar rapidamente começou a circular uma mensagem, por sms, a apelar à participação de todos numa manifestação à porta das instalações. Só que os trabalhadores de medicina interna ficaram a saber, ontem à tarde, que o serviço vai fechar no dia 13.

Para os profissionais clínicos envolvidos na reestruturação, esta mudança é uma retaliação da administração do CHMT (que abrange ainda os hospitais de Torres Novas e de Abrantes) à manifestação prevista para o dia de encerramento. Um encerramento, recorde-se, motivado pela transferência do serviço de medicina interna para a unidade de Abrantes.

Alguns dos funcionários serão deslocados para o hospital de Abrantes, enquanto os que permanecerem em Tomar serão reintegrados noutros serviços. A 1 de fevereiro, numa sessão da Assembleia Municipal de Tomar, algumas enfermeiras marcaram presença a apelar à população para fechar o hospital à chave. 

Com o encerramento da medicina interna e também do serviço de ortopedia, o hospital de Tomar perde ao todo 72 camas (44 na medicina interna e 28 na ortopedia). Já o aumento de cirurgias programadas virá trazer um acrescento de 20 camas.

Em destaque

Subir