Nas Notícias

Cobre e metais: GNR aponta aumento expressivo de roubos entre 2010 e 2011

cobreO furto de cobre e de metais regista aumento assinalável, segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), que comparou os anos de 2010 e 2011. No ano passado, assinalou-se uma média de 26 furtos de cobre por dia. Em 2010, a média foi 10 roubos diários. No caso dos metais não preciosos há um aumento ainda mais significativo.  

Segundo adianta hoje a GNR, num encontro com sucateiros, há um aumento significativo de ocorrências de roubos de cobre, com 9491 furtos em 2011, o que representa uma média de 26 por dia. No ano anterior, houve 3726 casos, com uma média diária bem inferior.

Mas não são apenas os roubos de cobre que apresentam um aumento assinalável. Aliás, no que diz respeito a outros metais, verifica-se um acréscimo de ocorrências bem mais expressivo: de 4946 verificadas em 2010, passou-se para 12 624 no ano seguinte. Somaram-se cerca de 34 furtos diários, no ano de 2011.

A estratégia da GNR está definida e será levada a cabo em todo o País, em 2012, para reprimir os casos de roubo e travar um fenómeno que deverá agravar-se, no ano em curso, em virtude da valorização da matéria-prima, do aumento da criminalidade e na facilidade de praticar este tipo de crime.

Aquela força de segurança leva a cabo a operação ‘Campo Seguro’, que arrancou a 1 de fevereiro e termina a 1 de março. Trata-se de um plano para evitar furtos de metais não preciosos.

Recentemente, a GNR detetou cerca de 100 sucatas ilegais que participavam na compra de cobre e metais roubados. O levantamento foi feito pelo Serviço de Protecção da Natureza da Guarda Nacional Republicana.

Em destaque

Subir