Motociclismo

Todo-o-terreno: Paulo Gonçalves consegue segunda vitória portuguesa neste Dakar

PauloGoncalvesDakar815PauloGoncalvesDakar815 600Dois dias depois de Hélder Rodrigues vencer a sexta etapa do Rali Dakar, Paulo Gonçalves imitiou o seu compatriota e companheiro de equipa na Honda, ao impor-se na tirada que este domingo ligou Iquique (Chile) a Uyuni (Bolívia) Iquique, e que incluía uma difícil especial.

Uma etapa longa que se seguiu à ligação e ao dia de descanso que os concorrentes das motos tiveram no sábado. Que teve um sabor agridoce para a equipa Honda, já que Joan Barreda Bort, líder da classificação geral das motos durante a primeira semana, caiu e perdeu seis minutos e foi apenas 12.º na especial.

“Esta etapa foi sensacional. Parti na frente, e isso é sempre difícil, já que é muito fácil perder tempo quando se abre a estrada. Forcei bastante o andamento, para me manter na frente da corrida”, declarou ‘Speedy’ Gonçalves no final da tirada.

MarcComa715 600“Estou muito contente com o meu resultado de hoje, como é óbvio. Nunca parei de forçar o ritmo até ao final. A especial era muito difícil, enlameada e com muitas lombas, incrivelmente dura, mas ganei e isso é muito bom”, acrescentou o piloto português da Honda.

Gonçalves venceu a tirada e aproximou-se dos dois primeiros, estando agora a menos de 11 minutos de Barreda Bort, mas Marc Coma, que foi segundo na etapa, encurtou a sua diferença para o seu compatriota da Honda, já que pouco mais de seis minutos e 20 segundos separam o espanhol da KTM do líder.

Já Hélder Rodrigues fez o oitavo tempo na etapa, mantendo o sexto lugar da classificação geral, embora ficando mais perto do quinto colocado, enquanto  Ruben Faria foi 12.º na tirada, descendo para a oitava posição.

Classificação após a 7.ª etapa

1.º Joan Barreda Bort (Honda) + 25h40m48s

2.º Marc Coma (KTM) + 6m28s

3.º Paulo Gonçalves (Honda) + 10m59s

4.º Pablo Quintanilla (KTM) + 25m16s

5.º Toby Price (KTM) + 29m20s

6.º Hélder Rodrigues (Honda) + 33m56s

7.º Stefan Svitko (KTM) + 40m23s

8.º Ruben Faria (KTM) + 40m55s

9.º Alain Duclos (Sherco) + 1h05m31s

10.º David Casteu (KTM) + 1h16m52s

Em destaque

Subir