Ralis

Todo-o-terreno: Miguel Barbosa soma novo triunfo dominando a Baja Rota do Douro

MiguelBarbosaNorte314MiguelBarbosaNorte314 600Miguel Barbosa somou mais uma vitória no campeonato nacional de todo-o-terreno ao impor-se na Baja TT Rota do Douro, que este fim-de-semana fez a competição percorrer várias zonas durienses.

Contudo Barbosa e Mário Castro não tiveram a vida facilitada, já que no segundo setor Ricardo Porém tentou recuperar o tempo perdido no primeiro e atacou forte. Só que o piloto do Mitsubishi Racer Lancer estava alerta e soube defender-se, acabando por impor-se por 22 segundos.

“Foi uma boa corria e mais uma meta alcançada. O nosso objetivo era sair daqui com mais uma vitória, e tanto o Mário como eu esforçámo-nos por dar o nosso melhor para conquistarmos este resultado”, declarou Miguel Barbosa no final da prova.

“É um triunfo merecido e que fomos conquistando desde o início da segunda etapa. Foi um passo muito importante e por isso vamos para Portalegre, a derradeira jornada desta temporada, a depender exclusivamente de nós para a conquista do título”, acrescentou o piloto lisboeta.

RicardoPoremDouro314 600E de facto tudo está em aberto para a Portalgre 500, onde, se Miguel Barbosa vencer se sagra campeão, mas se isso acontecer com Ricardo Porém é ele que conquista o título, já que o piloto do Racer Lancer conta por vitórias as quatro provas de quatro aproveitadas para as contas finais.

Se Barbosa for segundo atrás de Porém na prova alentejana, então que ganha o campeonato é o piloto do BMW Série 1 Proto que no desempate tem melhores resultados relativos que o seu rival, que conta com dois abandonos.

RomuloBrancoNorte314 600Na luta pelo primeiro lugar na prova do Gondomar Automóvel Sport não se intrometeu Rómulo Branco, que terminou a mais de 11 minutos do vencedor, mas que também não foi incomodado por nenhum dos concorrentes que terminaram imeditamente atrás de si, nomeadamente Nuno Matos, que aos do Opel Mokka Proto realizou a sua melhor exibição da temporada e foi quarto, ainda que a mais de 15 minutos de Miguel Barbosa.

Já Hélder Oliveira não foi feliz. Na segunda prova com o DEpiéres 2RM o piloto de Barcelos, sentiu enormes dificuldades na lama e com o percurso demasiado sinuoso. Depois teve uma saída de estrada e numa delas caiu numa rebanceiras, na outra numa vola e ainda teve um furo.

Na categoria T2 quem levou a melhor foi Eduardo Mota, que bateu Alexandre Franco por mais de quatro minutos, alcançando a sua primeira vitória na classe, enquanto que em T8 César Sequeira repetiu o êxito de Idanha-a-Nova.

EduardoMotaNorte314 600Classificação final

1.º Miguel Barbosa/Mário Castro (Mitsubishi) 3hm51m14s

2.º Ricardo Porém/Manuel Porém (BMW) + 22s

3.º Rómulo Branco/João Serôdio (Toyota) + 9m09s

4.º Nuno Matos/Filipe Serra (Opel) + 15m49s

5.º João Belo/José Marques (Opel) + 22m18s

6.º André Amaral/Nelson Ramos (Mercedes) + 22m28s

7.º Eduardo Mota/Nuno Sousa (Nissan) + 47m12s

8.º Alexandre Franco/Rui Franco (Nissan) + 51m24s

9.º César Sequeira/Tânia Sequeira (Toyota) + 53m00s

10.º Jorge Cardoso/João Santos (Isuzu) + 57m56s

Em destaque

Subir