Ralis

Todo-o-terreno: Miguel Barbosa domina por completo o Ervideira Rali TT

MiguelBarbosaErvideira114MiguelBarbosaErvideira114 600Miguel Barbosa impôs-se no Ervideira Rali TT, primeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-terreno, que este fim-de-semana se disputou na regiã de Reguengos de Monsaraz. Uma prova que o campeão nacional dominou desde o início, ao ser o mias rápido na Super-especial de sexta-feira.

Depois Barbosa não deu hipóteses nos dois setores seletivos deste sábado, no primeiro, realizado de manhã, deixou Rómulo Branco a 28 segundos. No segundo, disputado da parte da tarde, o piloto do Mitsubishi Racing Lancer ganhou ainda mais 3m7s ao do Toyota Hilux Overdrive, que assim se teve de contentar com o segundo posto.

RicardoPoremEvideira114 600No último lugar do pódio terminou Ricardo Porém, que aos comandos do BMW X1 Proto realizou uma prova notável, nunca perdendo muito tempo para os dois primeiros. E se na super-especial de sexta-feira tinha ficado a menos de três segundos de Rómulo Branco, no primeiro setor seletivo perdeu somente um minuto para o piloto da Toyota, para no segundo perdeu mais outro minuto.

João Cardoso concluiu a prova na quarta posição, beneficiando dos problemas sentidos por Nuno Matos na segunda parte do segundo setor, já que  à passagem pelo terceiro controlo o piloto do Opel Mokka Proto era mesmo o segundo mais rápido.

O top cinco foi completado por Paulo Graça, cuja consistência acabou por ‘pagar’ com o excelente resultado. A quinta posição nunca foi seriamente ameaça pelos seus perseguidores, entre os quais acabou por emergir José Marques, depois do abandono de João Ramos após o segundo controlo de passagem do setor seletivo da manhã.

BrunoOliveiraErvideira114 600Destaque ainda para o triunfo de Bruno Oliveira no Desafio Mazda. O piloto estreou um CX-5 com estrutura da BT-50, chegando a rodar entre os nove primeiros na fase matinal para terminar no top dez, com quase cinco minutos de vantagem sobre Carlos Pinto, o seu mais direto adversário na competição da marca japonesa.

Classificação final

1.º Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Mitsubihi) 3h36m03,4s

2.º Rómulo Branco/João Serôdio (Toyota) + 4m01,0s

3.º Ricardo Porém/Hugo Magalhães (BMW) + 5m35,4s

4.º João Cardoso/Luis Marques (Evoque) + 18m15,7s

5.º Paulo Graça/Nuno R. da Silva (Nissan) + 19m49,1s

6.º José Marques/Carlos Bexiga (Mitsubishi) + 36m06,1s

7.º Jorge Cardoso/Paulo Torres (Isuzu) + 41m02,4s

8.º Francisco Gil/Filipe Rasteiro (Nissan) + 44m44,4s

9.º Alexandre Franco/Rui Franco (Nissan) + 49m09,6s

10.º Bruno Oliveira/Vânia Paim (Mazda) + 52m04,6s

Em destaque

Subir