Apresentações/Novidades

Terceira geração Mazda 6 cresce em tamanho e reduz em peso (fotos)

Daí que não seja estranho que este modelo seja um dos maiores do seu segmento, não apenas em termos de comprimento, mas também de distância entre eixos.

mazda6 2 big

Tudo para aumentar a habitabilidade, nomeadamente proporcionando mais espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, e também fazer crescer a capacidade de carga, que no sedan é de 498 litros e na carrinha de 522 litros.

Conforto e tecnologia a bordo
Nota-se uma grande preocupação com o detalhe, pese embora o novo Mazda 6 tenha um carácter mais familiar e menos desportivo do que o seu antecessor. Para além da utilização de materiais de qualidade superior, foi dada prioridade à funcionalidade dos comandos, cuja leitura é bastante fácil, nomeadamente do ‘display’ central do tablier que concentra as principais funções e de utilização intuitiva.

Isso pode não ser percetível de imediato, devido aos muitos botões existentes, mas o hábito ajudará no seu manuseamento, sendo que traduzem a grande panóplia de equipamento – mais completo do que na anterior geração do Mazda 6.

mazda6 3 big

Para além de um sistema de som evoluído e ao qual é possível ligar vários dispositivos média como o Bluetooth ou USB, não falta um sistema de navegação opcional.

Já na segurança este novo Mazda 6 não faz concessões, destacando-se o avisador de transposição involuntária da faixa de rodagem, o ‘cruise control’ adaptativo e o sistema de assistência à travagem.

Outra novidade neste capítulo é a câmara e o radar que monitorizam o que se passa à frente do veículo. Ao detetá-lo, o sistema começa a emitir um aviso sonoro que posteriormente aciona automaticamente os travões assegurando a imobilização evitando a colisão abaixo dos 30 km/h caso o condutor não reaja.

Em termos mecânicos, esta terceira geração do Mazda 6 utiliza uma plataforma totalmente nova e recorre a uma direção profundamente revista, por forma a melhorar a sensação de condução.
Os motores Skyactiv que agora utiliza caracterizam-se também pela redução de consumos e de emissões poluentes, sendo que para já só estará disponível no nosso país o bloco diesel de 2,2 litros com 150 cv de potência.

mazda6 4 big

É um propulsor completamente novo, com gestão otimizada de abertura de válvulas, de modo a reduzir a fricção das peças móveis no interior do motor, reduzindo a taxa de compressão. A que junta um sistema de regeneração de energia produzida durante a travagem ou aceleração.

O resultado é uma boa surpresa, já que se anunciam 4,2 litros a cada 100 km de consumo médio e emissões de 104g de CO2. Exatamente os mesmos valores conseguidos por outra versão deste bloco, com duplo turbo, debitando 175 cv de potência, mas que para já não vai ser comercializada em Portugal.

Entre nós o novo Mazda 6 é proposto em três níveis de equipamento – Essence, Evolve e Excellence – que depois pode receber um conjunto de packs opcionais. Os preços para o sedan e para a carrinha (Station Wagon) começam nos 33980 euros para a versão Essence, enquanto que para a primeira escolha com caixa automática (Evolve) se situa nos 40250 euros.

Fotogaleria:
{gallery}imagens/galerias/mazda6_1{/gallery}

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir