Nas Notícias

Tabaco mata 11 pessoas por minuto (Dia Mundial Sem Tabaco)

São números impressionantes, que provocam uma reflexão, no Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado a 31 de maio. Em cada minuto que passa, morrem em média 11 pessoas, vítimas do tabagismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, fumar é o comportamento mais nocivo para a propagação de doenças não contagiosas.

Durante o ano de 2010, morrerão em todo o mundo cerca de seis milhões de pessoas, vítimas do tabaco, o que corresponde a uma média de 11,4 pessoas em cada minuto que passa. São dados que servem de alerta para os malefícios do hábito de fumar e que merecem reflexão, no Dia Mundial Sem Tabaco.

Entre estes seis milhões, há uma grande parte de fumadores que não querem ou não conseguem deixar de fumar, mas há muitos inocentes, vítimas das opções de terceiros: 600 mil fumadores passivos. Um fumador passivo morre por minuto.

Segundo previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS), os próximos anos serão ainda mais negativos. Estima-se que até ao ano de 2030 a média anual aumente para oito milhões de mortes, o que corresponderá a 15 perdas humanas por minuto, em todo o mundo.

O tabaco é responsável por doenças cardiovasculares, cancros e enfisemas pulmonares. Segundo estudos da OMS, um em cada dois fumadores deverá morrer em virtude de doenças relacionadas com o tabagismo.

O Dia Mundial Sem Tabaco é assinalado hoje. Os números desta epidemia podem ser transportados para fora da esfera da mortalidade: estima-se que um em cada três adultos seja fumador (mil milhões de homens e cerca de 250 milhões de mulheres) e que, em cada dia que passa, sejam consumidos 15 mil milhões de cigarros…

Em destaque

Subir