Desporto

Surfista ameaça recorde de McNamara, Gabeira inconsciente após queda em onda gigante

garret mcnamarasurf nazare 600No local onde Garrett McNamara bateu o recorde do mundo da maior onda surfada, na Nazaré, um brasileiro pode ter superado a marca e Maya Gabeira, surfista de 26 anos, perdeu a consciência após uma queda, na Nazaré, quando surfava uma onda gigante. O incidente, que ocorreu na Praia do Norte, deixou a brasileira em perigo.

No mesmo local, outro brasileiro poderá ter batido o recorde de McNamara. Chama-se Carlos Burle, tem 46 anos, e arrisca ter superado aquela marca. “Foi sorte. Uma pessoa nunca sabe quando vai pegar a onda. Ainda não tinha surfado nenhuma e toda a equipa já tinha apanhado onda, a Maya também que quase morreu. Para mim foi uma adrenalina muito grande ter voltado lá para dentro depois dessa situação toda”, disse Carlos Burle, citado pelo Jogo.

Maya Gabeira, surfista que estava em Portugal a surfar as ondas gigantes da Nazaré, sofreu uma queda que a deixou inconsciente, sendo salva por uma equipa de apoio que estava na Praia do Norte, na Nazaré, onde ocorreu o incidente, segundo noticia a Lusa.

A surfista de 26 anos foi transportada para a areia, sem sentidos, sendo transportada para uma unidade de saúde local. De acordo com a agência Lusa no local, a queda deu-se às 07h15, numa altura em que ondas gigantes chamaram àquela praia dezenas de surfistas – entre os quais Maya Gabeira – e muitos adeptos da modalidade.

Aquela praia tornou-se um centro de ‘peregrinação’ de muitos surfistas sobretudo após o recorde mundial batido por Garret McNamara, havaiano que colocou a Nazaré nas bocas do mundo.

McNamara está precisamente em Portugal, onde permanecerá até ao dia 2 de dezembro, segundo adianta a agência Lusa. O havaiano acredita que a sua marca pode ser ultrapassada e é esse feito que muitos surfistas tentam.

Maya Gabeira recupera e permanece estável. A surfista brasileira é tetracampeã feminina dos prémios Billabong XXL e está em Portugal há duas semanas, patrocinada pela Red Bull. Está a tentar superar a sua marca pessoal da maior onda surfada sendo que, com a dimensão das ondas da Nazaré, arriscava a ultrapassar McNamara.

O brasileiro Carlos Burle poderá mesmo ter batido hoje o recorde de Garrett McNamara, que está nos 30 metros. Hoje, Burle surfou uma onda gigante, na Praia do Norte, que se suspeita ser maior.

Em destaque

Subir