Mundo

Suíça é o melhor lugar do mundo para se nascer, indica estudo que coloca Portugal no 30.º posto

bebe maeSuíça, que conta oito milhões de habitantes, é o melhor país para se nascer, em todo o mundo, de acordo com um estudo realizado pela revista britânica ‘The Economist’, que avaliou indicadores como alfabetização, respeito pelos direitos humanos ou a esperança de vida. Portugal fica-se no 30.º posto.

Um país europeu foi eleito pela ‘The Economist’ como o melhor lugar em todo o mundo para se nascer. A Suíça apresenta os melhores níveis socioeconómicos que a revista considerou determinantes, na elaboração do ranking.

Para determinar esta classificação, a Economist Inteligence Unit analisou diversos indicadores, entre os quais o nível de alfabetização, respeito pelos direitos humanos ou a esperança de vida, sendo que a Suíça consegue o melhor desempenho.

A Suíça supera assim os EUA, que ocupavam o primeiro lugar desta classificação, elaborada há 25 anos. Do outro extremo da classificação encontra-se a Nigéria, com piores níveis e, por isso, o pior local para se nascer. Portugal não vai além do 30.º lugar, sendo que a classificação engloba apenas 80 países do mundo.

Em destaque

Subir