Economia

Sucesso no regresso da Grécia aos mercados vale quatro mil milhões de euros

dinheiroO regresso da Grécia aos mercados ficou marcado pelo sucesso, com o Tesouro helénico a conseguir recolher mais de quatro mil milhões de euros, a uma taxa média de 4,43 por cento. Ao superarem o montante previsto, os gregos evitarão entrar em incumprimento à Banca.

A Grécia regressou hoje ao mercado de dívida primária e o leilão foi bem sucedido. O país conseguiu colocar 4060 milhões de euros em bilhetes do Tesouro, com maturidade a três meses, superando de longe o montante previsto, que rondava os 3,2 mil milhões. A taxa média de rentabilidade aos investidores foi de 4,43 por cento.

Com este montante, a Grécia conseguirá pagar a dívida de 3,1 mil milhões de euros que vence no próximo dia 20, evitando entrar em incumprimento. Supõe-se que esses títulos estejam na posse do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco Europeu de Investimentos, sendo a estratégia do BCE fazer circular o dinheiro pelos bancos locais financiados pela linha de Assistência de Liquidez de Emergência, do próprio BCE.

Em destaque

Subir