Desporto

Sporting leva petição dos “22 títulos” ao Parlamento

Uma petição a exigir o reconhecimento dos “22 títulos” do Sporting, promovida por um dirigente leonino, deu entrada no Parlamento. Um deputado já avisou que a matéria “não é competência” da Assembleia da Republica.

Tendo como primeiro subscritor Paulo Almeida, gestor de produtos do Sporting, a iniciativa recolheu 4470 assinaturas.

O documento exige o reconhecimento oficial dos títulos do Campeonato de Portugal entre 1922 e 1938, quando o primeiro campeão reconhecido como tal (no caso, o FC Porto) data da temporada 1934/35.

O Sporting, 18 vezes campeão nacional, venceu quatro Campeonatos de Portugal não reconhecidos pela Federação, tal como aconteceu com os títulos de Olhanense, Marítimo, Carcavelinhos e Belenenses.

Na petição, promovida pelo dirigente leonino Paulo Almeida, são evocadas as 17 edições do Campeonato de Portugal, “única prova nacional disputada entre 1922 e 1938”, que a Federação Portuguesa de Futebol “não reconhece”.

“Em 2021, Portugal celebra 100 anos de campeonatos nacionais, por isso terão de haver 100 campeões”, reforça o documento.

Tendo dado entrada no Parlamento, a petição vai baixar à discussão na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

No entanto, o vice-presidente desta comissão, Pedro do Ó Ramos, já lembrou, citado pelo Correio da Manhã, que “o reconhecimento de títulos não é uma competência da Assembleia” da República.

Uma petição tem de ser analisada pelos deputados quando recolhe o número mínimo de 4000 assinaturas.

Em destaque

Subir