Nas Notícias

SOS Racismo acusa Marinho Pinto de “alimentar racismo e discriminação”

sos racismoSOS Racismo acusa o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, de “alimentar o estereótipo, o racismo e a discriminação”. Em causa está uma declaração de Marinho Pinto na RTP: “Uma das coisas que o Brasil mais tem exportado para Portugal são prostitutas”.

Como membro de um painel do programa ‘Justiça Cega’, da RTP, Marinho Pinto fez declarações “manifestamente discriminatórias”, segundo o SOS Racismo, aludindo àquela frase do bastonário.

“Numa sociedade que se pretende cada vez menos discriminatória e num contexto político global onde os fluxos migratórios representam um contributo indispensável para o futuro das nossas sociedades, as declarações do bastonário da Ordem dos Advogados constituem um retrocesso na construção de uma sociedade livre de estereótipos, promovendo, de forma inadmissível, posições racistas e xenófobas”, sustenta um comunicado desta entidade.

O SOS Racismo “repudia veementemente estas declarações e exige bom senso e sentido de responsabilidade dos diferentes actores sociais para não sedimentarem preconceitos,

alimentando estereótipos e legitimando racismos”, salienta a mesma nota, assinada por Cátia Baião e Marta Pereira.

Em destaque

Subir