Mundo

Sondagens dão empate entre Benjamin Netanyahu e Benny Gantz nas eleições em Israel

O atual primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e o seu principal opositor, o centrista Benny Gantz, estão empatados nas eleições legislativas de hoje, segundo as sondagens à boca das urnas divulgadas pelos canais de televisão.

O partido Likud (direita), de Netanyahu, contra entre os 33 por cento e os 36 por cento dos votos contabilizados até agora e a lista Azul e Branco, de Gantz, totaliza entre os 36 e os 37 por cento dos votos, segundo sondagens divulgadas pelos três maiores canais de televisão israelitas.

As urnas abriram às 07:00 (05:00 em Lisboa) para os cerca de 6,4 milhões de eleitores, que vão eleger 120 deputados do Parlamento (Knesset) e se confrontam com a hipótese de Netanyahu, indiciado por práticas de corrupção que devem ser esclarecidas após as eleições, perder o escrutínio.

Os resultados oficiais só vão começar a ser divulgados no início da quarta-feira, mas, dado o estado fragmentado da política israelita, o veredicto final poderá demorar alguns dias até ser conhecido.

Netanyahu tenta hoje a quinta reeleição como primeiro-ministro e a quarta consecutiva.

Mais partilhadas da semana

Subir