Tecnologia

Sonda Rosseta espera há dez anos pelo ‘romance’ com cometa 67P

rosseta 67p 210rosseta 67pUma sonda foi enviada para o Espaço há dez anos, mas só hoje se deve encontrar com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A Rosseta esteve dois anos a hibernar para ter energia suficiente que lhe permita aterrar num corpo celeste em movimento.

Há dez anos que a sonda Rosseta espera por uma aproximação do 67P/Churyumov-Gerasimenko. O cometa vai aproximar-se do Sol este ano, durante o segundo semestre do ano, e na sonda segue um módulo que vai tentar pousar na superfície do cometa.

Nunca na história da exploração espacial foi possível pousar num corpo celeste em movimento, o que justifica o longo ‘estágio’ da Rosseta: a sonda foi lançada há dez anos e há mais de dois que recebeu ordens para hibernar. Durante o dia de hoje, o aparelho deverá receber uma instrução de reativação e emitir uma mensagem para a Terra, provando que está ‘acordada’.

A sonda da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla internacional) será reativada a uma distância de cerca de 800 milhões de quilómetros da Terra, já próxima da órbita de Júpiter. A aproximação da Rosseta ao 67P/Churyumov-Gerasimenko, que os cientistas acreditam ser composto por uma massa gigante de gelo e pedra, deverá ter início em agosto.

Os cientistas apontam para que o módulo Philae pouse na superfície do cometa, que viaja a uma velocidade rápida, durante o mês de novembro. Até lá, a Rosseta deverá enviar para a terra informação regular sobre medições de vários tipo no 67P à medida que este se vai aproximando do Sol.

“A Rosetta é uma missão única tecnologica, cientifica e filosoficamente porque os cometas podem estar na origem de quem nós somos”, explicou Jean-Jacques Dordain, diretor geral da ESA. Segundo os cientistas, este cometa deverá ser um dos objetos mais antigos do sistema solar, com ‘apenas’ 4,6 mil milhões de anos.

Em destaque

Subir