O Solstício de Verão 2013 é assinalado com um google doodle, que lembra a entrada do verão no hemisfério norte. Em junho, dá-se o solstício de verão no hemisfério norte. Já no hemisfério sul sucede, no mesmo mês, o solstício de inverno. E o doodle da Google assinala o fenómeno.
Vinte e um de junho é o dia do solstício de junho, que marca o início do verão no hemisfério norte e o começo do inverno no hemisfério sul. No hemisfério norte, este é o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta. No hemisfério sul, sucede exatamente o contrário.
E a Google não passa ao lado da ‘efeméride’ astronómica, assinalando o Solstício de Verão de 2013 com um tradicional doodle, que lembra precisamente a entrada no verão a norte do planeta.
Segundo define a astronomia, o solstício de Verão é o momento em que o Sol, visto a partir da Terra, atinge a maior inclinação, em latitude, a partir da linha do Equador. Em junho, ocorre no hemisfério norte. Já no mês de dezembro verifica-se no hemisfério sul.
O termo “solstício” deriva do Latim e é formado por duas palavras: “Sol” e “sistere” [algo que não se move]. Numa análise a esta formação de palavras pode dizer-se que “solstício” quer dizer “sol que não se mexe”, ou “sol parado”, uma vez que quem o observa tem a sensação de que está a olhar para algo que não se move, durante um lapso de tempo, quer ao nascer, quer ao pôr do Sol. Há, portanto, dois solstícios por ano, que estão associados a duas mudanças de estação: verão e inverno.