Motociclismo

Sol e chuva na qualificação do CEV no Estoril

A meteorologia instável marcou o dia de qualificação do Campeonato FIM CEV Repsol no Circuito do Estoril.

Os momentos intercalados d chuva transformou a pista dos arredores de Lisboa numa autêntica lotaria, com Edgar Pons a ser o mais rápido em Moto2, Jeremy Alcoba em Moto 3 e Jose Antonio Rueda na European Talent Cup.

Na principal categoria do FIM CEV, o moto 3 Junior World Championship, Jeremy Alcoba garantiu o melhor tempo e é o detentor da primeira ‘pole position’ do ano. O espanhol que corre com uma Husqvarna da Laglisse Academy realizou uma volta em 1m47,214s, deixando Deniz Oncu (Red Bull KTM Ajo) a 0,058s. Carlos Tatay (Fundacion Andreas Perez 77) foi o terceiro mais veloz, a menos de quatro décimas do mais veloz.

Os melhores tempos de Moto3 foram todos alcançados na segunda sessão de qualificação, com a pista a secar a permitir baixar consideravelmente as marcas alcançadas na sessão inaugural.

Já em Moto 2, onde os pilotos correm motos iguais, Edgar Pons, da Baiko Racing, não só foi o mais rápido como logrou uma margem folgada sobre a concorrência mais direta, aos comandos da Kalex Honda # 57. Deixou o finlandês Niki Tuuli a 1,294s e o malaio Kasma Kasmayudin a 1,314s.

Apesar do tempo melhorar na segunda sessão, a pista não estava mais rápida quando foi a vez de evoluírem os pilotos de Moto 3. Assim se justifica a diferença de tempos entre a manhã e a tarde na qualificação de Moto 2 não ser tão evidente como nas restantes categorias.

Nesta categoria correram, também, as Superstock 600 (modelos de série equipados com pneus homologados) em que Leon Orgis foi o mais forte. O alemão bateu Peetu Paavilainen, que fechou na segunda posição, enquanto Kevin Orgis conseguiu o terceiro registo na qualificação desta classe.

O único representante português neste fim-de-semana, Kiko Maria, garantiu um lugar na  European Talent Cup. A competição mais numerosa do FIM CEV no Estoril, com 56 concorrentes inscritos, foi muito disputada e implicou a divisão do grupo em dois. Assim, durante a jornada de sábado, houve quatro sessões de qualificação.

Integrado no Grupo B, Kiko aumentou, de forma constante, o seu andamento. Durante a manhã, com a pista molhada, não foi além do 23º registo. O piloto da Leopard Impala Junior Team aproveitou as 16 voltas que deu ao Circuito do Estoril para procurar a melhor forma de ser mais rápido.

Quando o piso do circuito português começou a secar, Kiko Maria também imprimiu um andamento bem mais intenso e, na segunda sessão de treinos cronometrados, garantiu a nona linha para a corrida desta categoria ao ser o 15º mais rápido no seu grupo e o 27º entre os 40 pilotos que vão alinhar nas duas corridas de amanhã.

“Tínhamos andamento para andar nos da frente. Chegámos a andar nos dez primeiros do meu grupo. Seria 18º, 19º da geral. Podia ter feito melhor. Já nos testes o tinha feito. Agora (na segunda sessão de qualificação) era fazer aquilo que tinha feito nos testes. Estou bastante confiante para a corrida. Estou bem ciente daquilo que tenho que fazer que é chegar aos pontos. Não está longe”, sublinhou Kiko Maria.

A ‘pole-position’ foi conquistada por Jose Antonio Rueda. O piloto da Talent Team Estrella Galicia 0,0 correu no Grupo A e foi o único a rodar no segundo 49. Estabeleceu a marca de 1m49,931s e deixou Roberto Garcia, do Grupo B, a pouco mais de dois décimos de segundo. O terceiro mais rápido para a primeira corrida de amanhã foi Fenton Seabright, também do Grupo B, que andou em 1m50.263s.

Em destaque

Subir