Nas Notícias

Sócrates e Cavaco: Crise na gaveta até ao adeus de Lula

Presidente da República e o primeiro-ministro demissionário escaparam às questões sobre economia, crise e dívida pública. Elogios a Lula da Silva calaram a persistência dos jornalistas.

Confrontados com as questões, Cavaco Silva e José Sócrates não responderam à dúvida sobre a venda de dívida de Portugal ao Brasil.

“Tenho uma admiração imensa por Lula da Silva”, disse Cavaco, perante as questões sobre economia. Perante a ideia de que Lula da Silva seria um bom professor para pôr em ordem as finanças portuguesas, Cavaco Silva lembrou que “é sempre possível aprender com os outros”.

Os jornalistas questionaram o primeiro-ministro demissionário sobre a hipotética venda de dívida pública ao Brasil. Tal como Cavaco, foi evasivo. “Durante a visita de Lula da Silva a Portugal, já respondi três vezes a essa questão. É confrangedor que não se faça outra pergunta”, disse.

Lula da Silva foi homenageado pela Universidade de Coimbra, numa cerimónia que se assume como uma vénia a uma “grande personagem da política mundial que fala Português”, lembra José Sócrates.

A crise voltará ao discurso de Sócrates, logo depois do adeus de Lula, já no combate político provocado pelas eleições antecipadas.

Em destaque

Subir