Nas Notícias

AVC: Há menos óbitos mas as mesmas preocupações

Número de Acidentes Vasculares Cerebrais está a diminuir em Portugal, graças aos sucessivos alertas, a medidas legislativas e, sobretudo, ao empenho dos profissionais de saúde que – com o apoio de entidades – promovem rastreios gratuitos e informam a população. No entanto, os dados ainda preocupam, com uma morte a cada 30 minutos que passam.

A legislação deu um contributo para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral, ao impor a redução da quantidade de sal no fabrico do pão, por exemplo. Mas, individualmente, há comportamentos que devem ser adotados, para não contribuirmos para o aumento das estatísticas negras como esta: dois portugueses morrem de AVC a cada hora que passa.

Entre esses comportamentos, destacam-se o controlo da hipertensão arterial, da diabetes, combater a obesidade e o sedentarismo, parar de fumar (ou reduzir o consumo) e controlar os níveis de colesterol.

Ao mesmo tempo, aconselha-se a prática de desporto, uma dieta equilibrada, um estilo de vida saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou drogas.

Um AVC é uma trombose nas artérias. Ocorre quando se dá o rompimento de uma placa na parede vascular do cérebro, o que leva ao entupimento do vaso sanguíneo.

Pode também ser provocado por uma embolia (saída de um coágulo do coração, em direção às artérias cerebrais). Esta embolia vai obstruir o vaso e leva a uma isquemia cerebral.

Em destaque

Subir