Tecnologia

Skype: As mensagens privadas trocadas entre utilizadores não são assim tão privadas

skype 1skype 1 bigEmpresa de segurança fez alguns testes no Skype e acredita que a Microsoft poderá ter acesso a qualquer conversa a partir do serviço. Responsáveis da gigante tecnológica afirmam que só o fazem por razões de segurança perante os utilizadores.

É mais um caso polémico no mundo da Internet. No Skype, popular serviço de troca de mensagens, as conversas privadas entre os utilizadores parecem não ser assim tão privadas.

A notícia é avançada pelo site Ars Technica que, juntamente com uma empresa de segurança informática, realizou uma série de testes.

Uma mensagem foi enviada de um utilizador do Skype para outro. Contudo, pelo meio, os especialistas conseguiram detetar uma ligação de um servidor da Microsoft, que acedeu à mensagem.

À semelhança de outros serviços de troca de mensagens deste género, o Skype utiliza um sistema que encripta as mensagens, ou seja, ela é codificada quando sai do remetente e descodificada quando chega ao computador do recetor. Tudo isto, claro, em milésimos de segundo.

Porém, ao que parece, esta codificação parece não estar a funcionar como devia. O site Ars Technica refere que o servidor em questão, da Microsoft, conseguiu fazer a leitura de links enviados na mensagem.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir