Mundo

Síria: Número de mortos ultrapassa os 39 mil, adianta o Observatório dos Direitos Humanos

siriaA guerra civil na Síria já matou mais de 39 mil pessoas, relata o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. A grande maioria das vítimas foram civis. A ‘contabilidade’ peca por defeito, pois “os dois lados tendem a minimizar as perdas”, salienta Abdel Rahman.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) relata que a guerra civil na Síria já provocou mais de 39 mil mortos, sendo os civis a grande maioria das vítimas. Desde o início da revolta popular contra o regime do Presidente Bashar Al-Assad, em março de 2011, morreram 27.410, 9800 militares, 1359 militares desertores. Com mais 543 mortos que não foi possível identificar, o OSDH aponta para um total de 39.112 vítimas mortais.

Um número que o próprio OSDH admite pecar por defeito. “Os dois lados tendem a minimizar as perdas”, justificou Rami Abdel Rahman, diretor do organismo. Há ainda milhares de desaparecidos e as baixas nas milícias associadas ao regime, que também não entram na ‘contabilidade’.

A aferição do número de vítimas foi baseado nos relatórios entregues pelos ativistas no terreno e nos dados recolhidos nas unidades hospitalares.

Em destaque

Subir