Nas Notícias

Segundas opiniões médicas aumentam 30 por cento

coracao1Cidadãos lesados e advogados recorrem cada vez mais a serviço privado para dirimir conflitos sobre a saúde. A Best Medical Opinion (BMOp) registou, em 2014, um crescimento superior a 30 por cento no número total de processos.

Face a 2013, a primeira empresa portuguesa a emitir pareceres médicos fundamentados, sobre documentação clínica, teve uma subida de 35 por cento em serviços de pareceres médicos.

O diretor da BMOp considera que “este crescimento deve-se ao facto de os cidadãos estarem mais conhecedores dos seus direitos e melhor saberem da existência dos serviços da empresa”.

Pedro Meira e Cruz sustenta que a crise em que Portugal permanece mergulhado tem sido propiciadora de uma consciencialização colectiva de problemáticas relacionadas com a saúde.

Essa realidade na sociedade portuguesa ajuda ainda a explicar o facto de as atividades periciais da Best Medical Opinion terem tido também um forte aumento.

O diretor da BMOp salienta que “a maioria dos processos resulta de dúvidas, por parte de cidadãos lesados e advogados, sobre a existência de erro médico e sobre a atribuição de incapacidades decorrentes de eventos, tais como, prestação de cuidados de saúde, acidentes de viação, ou de trabalho e doenças incapacitantes”.

Em comparação com 2013, houve um aumento de 60 por cento nas atividades periciais da BMOp, onde se incluem perícias médicas para avaliação de dano corporal e para avaliação de incapacidade permanente por doença, exames periciais colegiais realizados em juntas médicas e em tribunal e exames periciais de psiquiatria e psicologia forenses, tais como perícias para avaliação da saúde mental, para efeitos da regulação do exercício das responsabilidades parentais e perícias sobre a personalidade.

No início de 2014, a Best Medical Opinion apostou num serviço inovador: os pedidos gratuitos de apreciação prévia e sumária de elementos clínicos individuais.

O novo serviço, acessível a partir do site da BMOp, teve uma elevada procura.

Foram recebidos mais de 50 pedidos de apreciação prévia.

Para 2015, ano em que a BMOp celebra cinco anos de vida, Pedro Meira e Cruz define novos objetivos e revela que “a empresa pretende continuar a crescer e a assumir-se como uma entidade privada prestadora de serviços médicos e periciais diferenciados”.

Em destaque

Subir