Ralis

Sebastien Ogier vence Rali da Suécia na ‘reta final’

OgierSuecia315 Sebastien Ogier venceu o Rali da Suécia, mas só o garantiu no último dia de prova, e depois de um derradeiro ‘assalto’ nas três classificativas que compunham a tirada final.
OgierSuecia315 601Os nove segundos que separavam os três primeiros prometiam uma luta ao rubro, e ao vencer a primeira classificativa do dia Ogier dava o mote para o que se seguiria, já que Andreas Mikkelsen recuperaria do atraso para Thierry Neuville e reassumia o comando do rali.
O belga da Hyundai sentira problemas no intercomunicador, e perdia 3,8s para o norueguês da Volkswagen, e via também Ogier aproximar-se, pois o francês já só estava a pouco mais de seis segundos da liderança.
Mas o campeão do mundo estava determinado a ganhar a prova, e ao impor-se na penúltima especial deixava tudo para decidir na Power Stage, aproveitando o fato de Mikkelsen apanhar um susto ao aterrar de um salto junto a um banco de neve. O norueguês perdeu aí quase três segundos para o seu ‘chefe-de-fila’.
NeuvilleSuecia315 600E seria em Varmulassen que Sebastien Ogier sentenciou a vitória e Andreas Mikkelsen a sua queda para o último lugar do pódio, já que cometeu novo erro e perdeu mais nove segundos, cedendo a segunda posição final a Thierry Neuville.
Atrás dos três primeiros desenrolou-se também um interessante duelo pela quarta posição, que Mads Ostberg ao sair de estrada na segunda especial do dia, perdendo mais de cinco minutos no incidente. Ott Tanak agradeceu, tal como Haydden Paddon, que assim levou o segundo Hyundai ao top cinco final.
TanakSuecia315 600Gwidaf Evans e Kris Meeke também conseguiram ganhar uma posição na classificação geral, mas aí devido à falta de andamento de Martin Prokop, que de sexto se viu depressa relegado para o oitavo posto,
Atrasado desde o primeiro dia, quando perdeu mais de nove minutos preso num banco de neve, Jari-Matti Latvala tentou limitar os danos impodo-se na derradeira Power Stage, mas falhou redondamente esse objetivo, pois não foi além do quarto tempo, deixando Ogier somar os três pontos correspondentes, com Neuville a garantir os dois do segundo tempo e Ostberg o ponto da terceira marca.
 
Classificação final
 
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 2h55m30,5s
2.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 6,4s
3.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 39,8s
4.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 2m26,0s
5.º Hayden Paddon/Jonathan Kennard (Hyundai) + 3m31,5s
6.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m53,0s
7.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 4m05,8s
8.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 4m26,0s
9.º Yuriy Protasov/Petr Cherepin (Ford) + 5m32,2s
10.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 6m50,9s
 

Em destaque

Subir