Ralis

Sebastien Ogier assume o comando do Rali da Finlândia

SebastienOgier2x210SebastienOgier2Sebastien Ogier é o líder do Rali da Finlândia, disputada que foi, esta sexta-feira, a segunda tirada desta prova escandinava pontuável para o Campeonato do Mundo da especialidade. Naquela que foi a jornada mais dura de todo o evento, Ogier venceu cinco das nove classificativas que a compunham.

O francês da Volkswagen conseguiu desfazer o equilíbrio que existia após a curta tirada do primeiro dia, conseguindo uma vantagem confortável de quase 40 segundos sobre o segundo classificado, Thierry Neuville, que iniciou a etapa no comando do rali.

Na fase matinal o belga da M-Sport ainda liderou, quando Ogier ainda batalhava com Mads Ostberg, antes de assumir o controlo das operações na 11.ª classificativa, beneficiando de alguns erros de Neuville e de um pneu que saiu da jante do Fiesta de Ostberg, que com isso perdeu mais de 25 segundos.

A partir daí os dois pilotos da M-Sport protagonizaram num aceso duelo pelo segundo posto, trocando várias vezes de posição, mas Neuville acabaria por levar a melhor, ainda que parta para o derradeiro dia com apenas oito décimas de vantagem sobre o norueguês depois de também sofrer um furo.

KrisMeeke2Mikko Hirvonen foi o melhor dos finlandeses, mas o dia esteve longe de ser aquilo que o piloto da Citroën desejava, pois quase capotou o seu DS3 WRC na 12.ª classificativa, quando abordou uma curva de quinta velocidade a fundo. Isso contribui para que concluísse a tirada a mais de um minuto de líder, mas na quarta posição, que segura por mais de meio minuto de vantagem relativamente ao seu companheiro de equipa Kris Meeke.

O norte-irlandês está a revelar-se uma boa escolha por parte da Citroën, e só não terminou a tirada mais perto de Hirvonen porque se envolveu num acidente com Evgeny Novikov, que está a ser investigado pelos comissários desportivos. Os 30 segundos perdidos por Meeke podem ainda ser anulados o que colocaria o britânico a dois segundos do seu ‘chefe de fila’.

JakkoNikaraEstes incidentes, bem como a perda de uma roda no Volkswagen Polo de Andreas Mikkelsen fizeram com que Jakko Niakara, o melhor piloto privado em prova, ascendesse ao sexto posto.

Este sábado disputa-se a terceira e derradeira tirada, composta por oito classificativas, que poderá ajudar a definir todas as posições atrás do líder da prova.

Classificativa

1.º Sebastien Ogier/Julien ngrassia (VW Polo R WRC) 1h38m34,7s

2.º Thierry Neuville/NicolasGilsoul  (Ford Fiesta WRC) + 38,1s

3.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta WRC) +  39,0s

4.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroën DS3 WRC)  + 1m01,4s

5.º Kris Meeke/Chris Patterson (Citroën DS3 WRC) + 1m33,2s

6.º Jakko Nikara/Juha Kalliolepo (MINI JCW WRC) + 2m18,6s

7.º D. Sordo/Carlos del Barrio (Citroën DS3 WRC)  + 2m45,0s

8.º Jarmo Ketomaa/Markkko Sallinen (Ford Fiesta R5) + 6m13,9s

9.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford Fiesta WRC) + 7m24,1s

10.º Robert Kubica/Maciej Baran (Citroën DS3 RRC) + 7m24,1s

Em destaque

Subir