Ralis

Sebastien Loeb já lidera no Rali da Finlândia

loeb finlandiaSebastien Loeb assumiu o comando do Rali da Finlândia no decorrer da primeira etapa da prova pontuável para o Campeonato do Mundo dia especialidade.

O campeão do Mundo atacou a liderança desde a primeira classificativa, de modo a não dar margem de manobra aos finlandeses Jari-Matti Latvala e Mirko Hirvonen, seu companheiro de equipa.

Para tal Loeb impôs-se logo no troço de abertura, batendo os dois pilotos da casa, com Hirvonen a levar a melhor na especial de Jukojarvi, enquanto Latvala revelou dificuldades em acompanhar o ritmo dos dois pilotos da Citroën, acabando a primeira manhã a uma dúzia de segundos do líder.

Loeb manteve a toada na parte da tarde, aumentando ligeiramente a vantagem sobre o seu companheiro de equipa, enquanto Latvala perdia mais tempo para o francês, apesar de terminar o primeiro dia no terceiro posto, dois segundos à frente do seu colega de equipa, Petter Solberg.

O norueguês da Ford entrou na prova com algumas cautelas, perdendo algum terreno na primeira manhã, para depois recuperar grande parte da diferença que o separava do seu companheiro de equipa.

Ao mesmo tempo, Solberg conseguiu dilatar a diferença que o separava do seu compatriota Mads Ostberg, que concluiu o primeiro dia a quase meio minuto do líder, e a 12 segundos do piloto da equipa oficial da Ford.

Thierry Neuville ocupou o sexto posto também desde o começo do rali, e também não evitou perder tempo para o quarteto do topo da classificação, ainda que a diferença para Ostberg nunca tenha ido além dos quatro segundos.

Ott Tanak e Jari Ketomaa mantiveram um aceso duelo pelo sétimo posto ao longo de toda a tirada, sempre com vantagem para o piloto da Estónia, que na parte da tarde viu o seu rival perder bastante tempo.

Chris Akinson chamado para substituir Nasser A-Attiyah – que se encontra a disputar a competição de fosso olímpico (tiro) nos Jogos Olímpicos de Londres – ainda esteve neste duelo, mas depois de problemas nos intercomunicadores verificados na fase matinal, acabou por não evitar uma saída de estrada na oitava classificativa, devido a um erro de notas.

Já Armino Araújo se revelou impotente para realizar tempos entre a primeira dezena, e por isso o seu atraso foi bastante, esperando poder limitar os estragos nas etapas seguintes.

Classificação após a 8.ª Pec.

1.º Sebastien Loeb/Daniel Elena ( Citroen DS3 WRC) 55m33,4s
2.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3 WRC) + 5,0s
3.º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (Ford Fiesta RS WRC) + 15,1s
4.º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta RS WRC) + 17,9s
5.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta RS WRC) + 29,7s
6.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Citroen DS3 WRC) + 36,5s
7.º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta RS WRC) + 1m08,3s
8.º Jari Ketomaa/Mika Stenberg (Ford Fiesta RS WRC) + 1m55,5s
9.º Matti Rantanen/Markko Lukka (Ford Fiesta RS WRC) + 1m58,9s
10.º Martin Prokop/Z. Hrúza (Ford Fiesta RS WRC) + 2m22,7s

Em destaque

Subir