Ralis

Sebastien Ogier consegue terceira vitória consecutiva impondo-se no México

 

OgierMexico315 Três provas disputadas no campeonato do mundo de ralis e três vitórias para Sebastien Ogier. É este o feito que o campeão do mundo cometeu com o triunfo, este domingo, no México.

 

OgierMexico315 600A vitória do francês da Volkswagen começou a desenhar-se no sábado, quando viu o seu maior adversário, o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala, ‘quebrar’ diante da pressão e a ter uma saída de estrada que condenou o resultado do finlandês na prova. Isto já depois de também Thierry Neuville e Kris Meeke terem ficado pelo caminho

 

Ogier passou a preocupar-se em gerir a sua enorme vantagem sobre os mais diretos adversários, Mais de um minuto que lhe deu uma folga suficiente para não exagerar o andamento nas três classificativas finais deste domingo. Uma prova sem mácula ‘coroada’ com a obtenção do triunfo na Power Stage e os três pontos adicionais correspondentes.

 

Atrás do gaulês travou-se uma intensa luta pela segunda posição. Um duelo entre noruegueses que durou até ao último metro, e que Mads Ostberg ganhou para a Citroën, mas pela diferença de apenas cinco segundos. No seu pecúlio o escandinavo somou duas vitórias em classificativas, contra apenas uma do seu adversário.

 

OstbergMexico315 600Andreas Mikkelsen não ficou propriamente triste com a terceira posição – como quando perdeu o Rali da Suécia para Seb Ogier – já que foi o terceiro pódio consecutivo e preciosos pontos para o campeonato, uma vez que também foi segundo na Power Stage.

 

Já Elfyn Evans foi um solitário quarto classificado. O galês cedo se colocou atrás dos homens da frente, e face à vantagem conquistada no sábado, após um furo sofrido por Dani Sordo, limitou-se a controlar o seu andamento e dar pontos preciosos à M-Sport.

 

A Hyundai sai do México com uma profunda deceção, já que depois de ver Thierry Neuville ficar definitivamente arredado da luta pela vitória, viu Sordo atrasar e hipotecar a possibilidade de conseguir mais do que um top cinco.

 

Depois, para amenizar a situação Neuville conseguiu chegar ao oitavo lugar depois do seu regresso à prova ao abrigo da regra ‘rally 2’, que somouo ponto obtido por ser o terceiro mais rápido na Power Stage.

 

NeuvilleMexico315 600Classificação final

 

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 4h19m13,4s

 

2.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m18,8s

 

3.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 1m25,1s

 

4.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m40,2s

 

5.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 5m01,8s

 

6.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 6m36,1s

 

7.º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Ford) + 14m52,7s

 

8.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 22m43,3s

 

9.º Nicolas Fuchs/M. Fusano (Ford)  + 22m49,0s

 

10.º Jari Ketomaa/Kaj Lindstrom (Ford) + 22m10,2s

 

 

 

Em destaque

Subir