Tecnologia

:( Scott Fahlman, ‘pai’ dos ‘smiles’, acha as novas imagens “horríveis” :O

smiley faceO informático que usou pela primeira vez um ‘smile’ está triste com a evolução das expressões de emoção. Scott Fahlman considera que o recurso a desenhos “arruína o desafio de tentar criar algo inteligente com as teclas disponíveis num teclado comum”.

O ‘pai’ dos ‘smiles’, Scott Fahlman, está triste com a evolução da forma como as emoções são expressas. O cientista computacional, que em 1982 utilizou pela primeira vez os dois pontos e um parêntesis para simular uma cara alegre, lamenta que os programas de conversação (‘chat’) atuais utilizem desenhos para exprimir os diferentes humores.

“Além de horríveis, acredito que arruínam o desafio de tentar criar algo inteligente com as teclas disponíveis num teclado comum”, desabafou o informático, numa entrevista ao jornal The Independent, citando mesmo o exemplo do ‘chat’ da rede social Facebook como “feio e sem imaginação”.

Pode ser um prisma deformado, “só porque inventei o outro tipo”, o icónico ‘smile’ de dois pontos e parêntesis, mas é assim que pensa Scott Fahlman. Foi há trinta anos, durante um debate na Universidade de Carnegie Mellon, que o cientista computacional recorreu às teclas comuns para exprimir visualmente uma ‘emotion’.

Em destaque

Subir