Economia

Scolari: Alegada fuga ao fisco pode dar 17 anos de prisão

scolari 210scolariO antigo selecionador de Portugal pode ser ‘convocado’ para a prisão. De acordo com a Folha de São Paulo, o Departamento de Investigação e Ação Penal está a investigar Scolari uma alegada fuga ao fisco, por não ter declarado os direitos de imagem. O ‘sargentão’ diz-se tranquilo.

Luiz Felipe Scolari, antigo selecionador de Portugal e atual treinador do Brasil, estará a ser investigado por uma alegada fuga ao fisco, noticia a Folha de São Paulo.

De acordo com o diário brasileiro, o técnico não terá declarado os mais de sete milhões de euros que recebeu, entre 2003 e 2008, pelos direitos de imagem referentes ao período em que orientou a Seleção Nacional.

A Folha cita como fonte o site www.offshorealert.com, que revelou a existência de uma solicitação feita à justiça dos EUA pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), confirmada posteriormente pelo jornal holandês Het Financieele Dagblad.

No entender do DCIAP, os direitos de imagem de Scolari renderam 7.425.438,59 euros, um valor que, na maioria, foi pago à empresa Chaterella Investors Limited, que transferiu a verba para uma conta do Credit Lionnays em Miami.

Uma parte menor foi creditada à Flamboyant Sports, que detém os direitos de imagem do ‘sargentão’, no âmbito do contrato assinado com a Nike. Esta empresa tem sede na Holanda e escritório nas Bahamas.

Scolari diz-se tranquilo. “Eu fiz todas as minhas declarações correctamente”, afirmou, quando questionado pelo jornal brasileiro.

“Em todos os países que trabalhei, sempre declarei os meus rendimentos. Tenho absoluta convicção da correção das minhas declarações. Se há algo errado, não é comigo. Que a Justiça apure todos os factos”, acrescentou o selecionador brasileiro.

A Folha de São Paulo refere ainda que, se Scolari for considerado culpado, a pena máxima pode atingir os 17 anos de prisão.

Questionada pela TSF, a Procuradoria-Geral da República confirmou a existiência de um inquérito sobre o caso, a correr no DCIAP.

Em destaque

Subir